radio online

terça-feira, 12 de julho de 2011

A Parábola do Semeador

Uma das parábolas contadas pelo Senhor Jesus foi a do semeador. Vamos acompanhar o que relata o texto bíblico:“Eis que o semeador saiu a semear, e quando semeava, uma parte da semente caiu ao pé do caminho, e vieram aves, e comeram-na; e outra parte caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda. Mas vindo o sol queimou-se, e secou se, porque não tinha raiz. Outra caiu entre os espinhos, e os espinhos cresceram e sufocaram-na. E outra caiu em boa terra e deu fruto: um a cem, outro a sessenta e outra a trinta. Quem tem ouvidos para ouvir ouça." Mateus 13:3-9.

Deus afirmou estar lançando sementes na vida dos cristãos, para que produzam frutos até o retorno de Jesus. Entretanto, essa colheita espiritual não surge automaticamente. As manifestações do poder do Senhor e suas bênçãos não irão descer sozinhas do céu. A semente que Deus planta produz frutos espirituais, mas o crescimento dela também depende de nós. Para que a semente de revelação, amor, fé e poder possa germinar, crescer e gerar frutos, a condição é de ser apropriada, deve ser semeada em solo fértil, deve receber o cuidado apropriado. Sem essas condições a semente espiritual permanecerá adormecida em nossa vida. O nosso coração deve estar receptivo.

Às vezes, a Palavra de Deus encontra um coração endurecido ou alguém que não compreende a mensagem. Como conseqüência, a semente permanece adormecida e improdutiva, sem condições de criar raízes e produzir os frutos desejados. Essas pessoas de coração duro são aqueles pedregais dos quais o Senhor Jesus falou na parábola. Como a semente pode brotar e frutificar em meio às pedras? É assim com essas. Elas até recebem a Palavra de Deus, mais esta nem chega a criar raízes em seu coração. Outras pessoas aceitam a Palavra de Deus, mas logo as preocupações com as coisas deste mundo afastam-nas da presença do Senhor. Essas pessoas são aquelas que o Senhor Jesus disse, na parábola, que a semente caiu entre espinhos, e eles cresceram e a sufocaram. Por isso, amado(a) irmão(a), esqueça o mundo. O Senhor Jesus vai cuidar da sua vida em todos os aspectos. Deixe as preocupações nas mãos d'Ele, e assim os espinhos jamais sufocarão a Palavra de Deus em seu coração.

Todo mundo é sujeito ao erro. Eu sei que vou errar e que vou falhar porque sou humano e todo ser humano erra, porque ninguém é perfeito; então, eu vou lutar para não errar. Por isso você precisa deixar o seu coração como uma terra fértil, pronta para o plantio, como na parábola do semeador. Assim, quando a semente, que é a Palavra de Deus, cair no seu coração frutificará e você poderá dar bons frutos.

Deus te abençoe para frutificar sempre.
Bp. Marcelo Paiva